Projeto Imersão Literária nas "Cantigas de adolescer"

 "Um livro É uma beleza É uma caixa mágica Só de surpresa. Um livro Parece mudo Mas nele a gente Descobre tudo. Um livro Tem asas Longas e leves Que, de repente, Levam a gente Longe, longe... Um livro É parque de diversões Cheio de sonhos coloridos Cheio de doces sortidos Cheio de luzes e balões. Um livro É uma floresta Com folhas e flores E bichos e cores. É mesmo uma festa, Um baú de feiticeiro, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro." Elias josé

Cantigas de Adolescer é um livro de poemas que retrata a riqueza do universo adolescente: os amores, os desejos, os medos, as dúvidas, os conflitos familiares, as mudanças do corpo. A linguagem e a beleza dos poemas fazem com que todo leitor jovem se identifique com eles, despertando-lhe a sensibilidade.

É um livro de poemas que retrata a riqueza do universo adolescente: os amores, os desejos, os medos, as dúvidas, os conflitos familiares, as mudanças do corpo. A linguagem e a beleza dos poemas fazem com que todo leitor jovem se identifique com eles, despertando-lhe a sensibilidade.

Cantigas do Adolescer é um livro de poemas do escritor brasileiro Elias José. Os poemas do livro são direcionados à adolescentes e pré-adolescentes, narrando os acontecimentos, sentimentos e visões, quase sempre rotineiras, na vida desses jovens.


O livro é dividido em duas partes:

- Cantigas de Maria: que retrata a visão das garotas. como em "Primeiras Vezes"

"Há dois anos escrevi um poma sobre as sensações do primeiro beijo na boca
e falhei. 
Não consegui o doce calor
e a magia do fato. 

Tentei tanto falar 
da espera e da primeira vez
que o líquido quente e vermelho
brotou do meu corpo, 
mas vulgarizei a marca maior
do nascimento da fêmea."

- Cantigas de João: que retrata a visão dos garotos, como em "O Bilhete"

"Escrevi e reescrevi,
mil vezes busquei palavras,
acrescentei e cortei coisas,
Até o lixo encher-se de papel.

Na declaração de amor
nada podia faltar
ou sobrar.
As palavras seriam música
e passariam inteira a paixão.
O BILHETE 
Escrevi mil vezes o bilhete
de amor.
E ele virou poema,
Provocou delírios,
arrepiou meus cabelos
e ferveu o meu corpo todo.

Acho que ninguém escreveu ainda
tão belo poema-bilhete de amor.
Só que eu não tive coragem de enviá-lo."


Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Viveu em Guaxupé/MG com sua esposa Silvinha e seus três filhos: Iara, Lívia e Érico. Além de escritor, Elias José foi professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro. Faleceu em dia 02 de agosto de 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!