Mulheres que fizeram e fazem a diferença na construção de um mundo mais justo e sorórico: Malala a menina que queria ir a escola

No mês em que se celebra o dia Internacional da Mulher o Projeto Imersão Literária  apresenta várias obras de mulheres que fizeram e fazem a diferença na construção de um mundo mais justo e sorórico.

“Malala, a menina que queria ir para a escola”, da jornalista Adriana Carranca conta a história da paquistanesa Malala Yousafzai. O texto é voltado para o público infantojuvenil e as ilustrações são de Bruna Assis Brasil.
 

Disponível para empréstimo em nossa sala de leitura

Resenha:  Malala vivia no Vale do Swat, que foi tomado por um grupo extremista, o Talibã. Com armas e ameaças, este pessoal ditava as regras do local e deixava todo o povo com medo. As meninas não podiam sair às ruas.

Em um lugar onde a educação – e muitos outros direitos – são negados às mulheres, a criança manteve-se firme no propósito de lutar por aquilo em que acreditava. Ela atualizava um blog na BBC, sob um pseudônimo, relatando a situação do vale. Isso não agradou aos talibãs.

Aos 15 anos, Malala sofreu um atentado, foi baleada, e quase perdeu a vida. A menina voltava de uma prova do colégio e duas amigas que estavam com ela também ficaram feridas.

O livro-reportagem traz ilustrações combinadas com fotografias, facilitando a ambientação da história. O quarto de Malala, as ruas da cidade, o local onde ela foi baleada… Tudo é descrito com uma riqueza visual e textual. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!