Profa. Lúcia Peixoto "Quintaneado"*

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio." Mario Quintana
A vida...
Minha vida...
Reticência e idiossincrasias
Há mais de meio século
Vivo esta vida
Vejo o tempo passar
Brinco de esconde-esconde
Ás vezes giramos em ciranda
Ás vezes (o tempo) me sorri e segue sem nada dizer
Há dias, no entanto, que chega de mala e cuia
Se hospeda no melhor quarto da casa
Fia seu rosário de travessuras
Com ele, rio, choro, medito
Ele segue lampeiro
Eu fico a ruminar
(Fazendo minha lição de casa)
"Quintaneando" diante do espelho
Maquio as marcas que o travesso sempre deixa
Umas rugas (poucas eu acho)
Uns quilinhos a mais (no ver de apreciadores de magrelas)
Muitos fios de cabelos brancos (a mim agradam)
Olho o tempo nos olhos
Agradeço a companhia no porfiar da vida
Afago-me a alma
Semeando reticências...

"Deixa-me ser o que eu sou,
o que sempre fui,
um rio que vai fluindo.
E o meu destino é seguir…
seguir para o mar.
O mar onde tudo recomeça…
Onde tudo se refaz…"
(Mário Quintana)

* Mario Quintana, poeta pertencente à segunda geração do modernismo, é um dos mais importantes poetas brasileiros. Seus poemas, expressos em uma linguagem simples, mas extremamente poética e reveladora dos sentimentos humanos, apresentam uma dinamicidade de aspectos, o que torna difícil categorizar o autor dentro de uma única característica. https://www.portugues.com.br/literatura/mario-quintana.html

“Cada badalada do relógio é para mim uma outra oportunidade!” Lúcia Peixoto





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!