Imersão Literária - E. E. Otto Weiszflog: Imersão na Filosofia Ubunto: no mês da consciênci...

Imersão Literária - E. E. Otto Weiszflog: Imersão na Filosofia Ubunto: no mês da consciênci...: ⁠O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um proc...

⁠O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida.



No mês de Novembro celebramos o "Dia da Consciência Negra"*, dia 20 é dedicado à memoria de Zumbi de Palmares e daqueles que lutaram e lutam contra a escravidão, e o racismo. Um "dia simbólico" não dá conta do debate sobre "Consciência". Segundo a filósofa Djamila Ribeiro** "As pessoas têm dificuldade de entender que durante três séculos, quase quatro séculos, as pessoas negras foram tratadas como mercadoria, e construíram as riquezas desse país sem ter acesso a essas riquezas. E a partir daí essas desigualdades foram sendo construídas, então se pessoas negras hoje não ocupam espaços de poder, eles partem de um lugar social que suas oportunidades são restringidas por causa do racismo."

O Filósofo Renato Nogueira*** define ubuntu como “o que é comum a todas as pessoas”. A máxima zulu e xhosa, umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) indica que um ser humano só se realiza quando humaniza outros seres humanos. A desumanização de outros seres humanos é um impedimento para o autoconhecimento e a capacidade de desfrutar de todas as nossas potencialidades humanas.

Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade faz parte da essência de ubuntu, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Na tentativa da tradução para o português, ubuntu seria “humanidade para com os outros”. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. De ubuntu, as pessoas devem saber que o mundo não é uma ilha: “Eu sou porque nós somos”. (https://www.geledes.org.br/ubuntu-filosofia-africana-conceito-de-humanidade-em-sua-essencia/)

* O Dia 20 de Novembro foi instituído pela Lei Federal 10.639/03 como Dia Nacional da Consciência Negra sendo facultativo aos Estados e Municípios decretarem feriado ou não. No Estado de São Paulo foi instituído o Feriado Estadual com a sanção da
Lei Estadual n.º 17.746 (Projeto de Lei nº 370/2023 de 2/09/23). A data faz memória ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. (1655-1695)

**Djamila Ribeiro: É uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres. 
Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social - principalmente contra negros e mulheres - tão características da sociedade brasileira. O seu livro Pequeno manual antirracista, que trata do racismo estrutural arraigado no Brasil, recebeu o prêmio Jabuti. A ativista nasceu em Santos, São Paulo, no dia 1 de agosto de 1980

*** Renato Nogueira: Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ. Apresenta no ensaio "UBUNTU COMO MODO DE EXISTIR: Elementos gerais para uma ética afroperspectivista" uma "ética ubuntu como uma maneira afroperspectivista de resistência e configuração dos valores humanos em prol de uma comunidade que seja capaz de compartilhar a existência." (https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/renato_noguera_-_ubuntu_como_modo_de_existir.pd)

Mais sobre:
Racismo estrutural e resistência das mulheres negras: https://www.geledes.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!