Vida Longa, Longa Vida: Bora comemorar!

Essa coisa de calendário, datas comemorativas, fechamento e reinicio de ciclos é mesmo uma invenção capitalista. Nem bem acabaram as uvas passas do natal e o mercado já está pronto para nos dar um banho de purpurina de carnaval. Não que eu não goste de festejar a vida, pelo contrário, levo toda e qualquer data como pretexto para saudar amigos, abraçar a família e fazer caras e bocas para as fotos.

Em 2023 não quero fazer retrospectiva, (não dos últimos quatro anos, que começaram em 2016 com o golpe político que levou ao poder o Temeroso, que passou a faixa ao falso Messias, que negou a pandemia da Covid... adoeceu tantas mentes e coroações fracos, foi por fim derrotado e "fugiu como qualquer covarde faz").

Quero comemorar, celebrar o calendário, o 1º de Janeiro dia da paz universal, da posse do Presidente Lula que marca um novo esperançar. ( Não porque "agora estejamos no céu, mas porque demos um passo para a saída do inferno").

Definir céu ou inferno é tarefa que não compraz
Prefiro devanear sobre o destino
Se há destino?
Não sei ao certo
Fato é que gosto de contar com a sorte
Deixar que “ o acaso me proteja caso eu fique distraída”
Para que quando meus hiatos se prolongarem em demasia
Os devaneios me roubarem a realidade
Deus me ajude a trilhar o melhor caminho
Saber a hora certa de parar e respirar
Se necessário redefinir o percurso
Recomeçar, sem jamais perder de vista o horizonte
Sabendo que a utopia é meu pote de ouro
Não importa o quanto eu tenha que caminhar
Ela estará me esperando
Lá no infinito, onde nasce o arco íris!
Onde Galeano me inspira.

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
 Eduardo Galeano

Filósofa, Professora de Filosofia,
Poeta, Artesã, Bacharel em Ciências da Religião,
Licenciada e Pós Graduada em Filosofia e História, 
Pós graduanda em Arteterapia

Siga nas redes sociais:
Twitter: @lluciafilosofa
Instagram @profa.luciapeixoto
https://www.facebook.com/ProfLuciaPeixoto




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!