Eu Rosa: Arteira!

Hoje acordei assim...
Arteira!
Cantarolando Maria, Maria*
Cheia de manha e graça
Abri minha janelinha virtual
Me vi feito Rosa
(outra vez)


"Como a Sandra Rosa Madalena (aquela do Magal)
De me sentar onde eu quiser como a Rosa Parks
Me movimentar e quebrar correntes como Rosa de Luxemburgo
Guiar navegantes como a Rosa dos ventos
Protestar contra guerras como Rosa de Hiroshima!
Falar das coisas que sinto, ainda que as rosas não falam
(exalam perfumes)"




Como a de Luxemburgo,  "No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo."

Tirei do armário a camiseta roxa
(de tantas lutas, passadas e vindouras)
Porque "é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre"
E seguir acreditando como Parks "Que estamos aqui no planeta Terra para viver, crescer e fazer o possível para tornar este mundo um lugar melhor para que todas as pessoas desfrutem de liberdade.“

Abri minha janela
(Me banhei na luz do sol)
E cá estou a resistir
(Lutando com palavras)
Palavras que toda mulher e todo homem devem escutar
Palavras de Rosas, Simones, Clarices, Marias...
Filosofas, poetas, romancistas, artesãs...
Do lar e de onde mais nos der na telhar!


Bora ouvir: Dezenove livros escritos por mulheres que os homens deveriam ler
"Maria, Maria, é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida"

Compositores: Milton Silva Campos Do Nascimento / Fernando Brant





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!