Utopia: Caminhando com Freire e Galeano

Bora caminhar
“A utopia está lá no horizonte"
"Ninguém me pode afirmar categoricamente que um mundo assim, feito de utopias, jamais será construído."
Não é só Lirismo poético
É pragmatismo concreto
Que impulsiona o caminhar
Ainda que a cada " dois passos, ela se afasta dois passos..."
A utopia me faz continuar vislumbrando o horizonte
Aprendendo e reaprendendo a caminhar
"Se aprende a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."
Ainda que às vezes o tempo queira me confundir
"Minhas certezas se alimentam de dúvidas."
Parar, dar um passo atrás, tomar impulso
Seguir esperançando
Para isso serve a Utopia
"Para que eu não deixe de caminhar.”


"Ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que em lugar desta constante viagem ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina."
Paulo Freire

"Dos medos nascem as coragens. Os sonhos anunciam outra realidade possível, e os delírios, outra razão.
Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia.
Nessa fé, fugitiva, eu creio." Eduardo Galeano

Confira: https://acervo.racismoambiental.net.br/2015/04/19/freire-e-galeano-as-utopias-que-movem-a-america-latina/







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!