Imersão Literária - E. E. Otto Weiszflog: Clássicos da Literatura Brasileira: Ferreira Gullar

Imersão Literária - E. E. Otto Weiszflog: Clássicos da Literatura Brasileira: Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta." Ferreira Gullar Ferreira Gullar (1930-2016) foi um proeminente poeta, crítico de arte e 
Ferreira Gullar (1930-2016) foi um proeminente poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro que teve um impacto significativo na literatura e na cultura do Brasil. Aqui está um breve resumo de sua vida, período literário, principais obras e algumas frases marcantes:

Período Literário: 

Ferreira Gullar foi uma figura importante na poesia brasileira do século XX. Ele se destacou no contexto da geração de 1945, que representou uma transição do modernismo para uma poesia mais reflexiva e lírica. Mais tarde, ele se aproximou do movimento conhecido como "Neoconcretismo*", que buscava uma expressão mais subjetiva e experimental na arte.

Principais Obras:

 A Luta Corporal (1954): Este é o primeiro livro de poesia de Ferreira Gullar e é frequentemente associado ao início da Geração de 1945. O livro aborda questões existenciais e a luta do indivíduo com o mundo.

Poema Sujo (1976): Considerada uma das obras-primas de Gullar, "Poema Sujo" é um poema longo e autobiográfico que aborda suas memórias, experiências e reflexões sobre a vida e a sociedade brasileira. É uma das obras mais influentes da poesia contemporânea brasileira.

De olho no ENEM

Confira um exemplo de questão em que Ferreira Gullar foi citado no Enem:

Enem - 2010

Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, é autor de “Bicho urbano”, poema sobre sua relação com as pequenas e grandes cidades.

BICHO URBANO

"Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou em outra qualquer pequena cidade do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada.
A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça."

(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1991.)

Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção em que se observa esse recurso.

a) “e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada.”

b) “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho”

c) “A natureza me assusta / Com seus matos sombrios suas águas”

d) “suas aves que são como aparições / me assusta quase tanto quanto”

e) “me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas”

A expressão “branco sabor”, ao associar o sentido da visão com o do paladar, promove a fusão de impressões sensoriais diversas, constituindo uma sinestesia.(Alternativa "a")

ENEM - 2018

NÃO HÁ VAGA

"O preço do feijão
não cabe no poema. 
O preço do arroz
não cabe no poema.

Não cabem no poema
a luz o telefone
a sonegação 
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas"

Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira."

Ferreira Gullar


Podemos afirmar que o poema de Ferreira Gullar representa a chamada poesia social, pois:

a) Apresenta características que o assemelham à poesia produzida pela terceira geração do modernismo brasileiro, cujo ideal era o experimentalismo e a ruptura com o poema formal.

b) Propõe a volta de uma linguagem discursiva, num estilo simples e direto, representando na poesia o cotidiano do homem das cidades, além de representar os momentos difíceis de situação social e política enfrentados pelo Brasil nas décadas de 1960 e 1970.

c) A poesia de Ferreira Gullar apresenta um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, embora ainda faça uso de elementos linguísticos comuns ao parnasianismo brasileiro.

d) Pode ser considerado como poesia social porque não apresenta qualquer tipo de preocupação com a vida do homem nas grandes cidades. Há apenas o compromisso com a palavra e com a estrutura do poema, que rompe com a linguagem discursiva a favor do verso livremente disposto na página.

e) as relações perversas entre patrão e empregado, denunciando a falta de sensibilidade e de justiça social.

A poesia de Ferreira Gullar apresenta um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, embora ainda faça uso de elementos linguísticos comuns ao parnasianismo brasileiro. (Alternativa "c")

ENEM  - 2017

"Sou um homem comum
brasileiro, maior, casado, reservista,
e não vejo na vida, amigo
nenhum sentido, senão
lutarmos juntos por um mundo melhor.
Poeta fui de rápido destino
Mas a poesia é rara e não comove
nem move o pau de arara.
Quero, por isso, falar com você
de homem para homem,
apoiar-me em você
oferecer-lhe meu braço
que o tempo é pouco
e o latifúndio está aí matando

[...]

Homem comum, igual
a você,

[...]

Mas somos muitos milhões de homens
comuns
e podemos formar uma muralha
com nossos corpos de sonhos e margaridas."

FERREIRA GULLAR. Dentro da noite veloz. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013 (fragmento).

No poema, ocorre uma aproximação entre a realidade social e o fazer poético, frequente no Modernismo. Nessa aproximação, o eu lírico atribui à poesia um caráter de

a) Identificação com o discurso masculino e questionamento dos temas líricos.

b) ampliação do universo cultural e intervenção nos valores humanos.

c) denúncia retórica e habilidade para sedimentar sonhos e utopias.

d) força emotiva e capacidade de preservação da memória social.

e) agregação construtiva e poder de intervenção na ordem instituída.
 

Atribui à poesia um caráter de "Identificação com o discurso masculino e questionamento dos temas líricos." (Alternativa "a")

Obras:https://livrariapublica.com.br/livros/toda-poesia-ferreira-gullar/

*O Neoconcretismo foi uma manifestação do campo das artes plásticasliteratura, escultura, performance, que surgiu no final da década de 50, na cidade do Rio de Janeiro. Ele pode ser considerado como um movimento de reação ou mesmo de ruptura, já que tinha como um dos objetivos se opor ao Movimento Concretista, que teve origem em São Paulo. Neoconcretismo representou um marco na história das artes visuais no Brasil, que tem como principais representantes do movimento: o escritor e crítico de arte Ferreira Gullar


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