Campanha Outubro Rosa: Se toque!

 

“Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida...”.

(Fernando Brant / Milton Nascimento)


 








Outubro Rosa, não é só modinha, é mais que simples Slogan, que luzes rosa colorindo prédios, fotos nas redes sociais, etc. A Campanha do Outubro Rosa é a necessidade de defender o óbvio, o direito de nós mulheres nos tocarmos, nos cuidarmos e sermos cuidadas, pela família, amigos e pelo Estado responsável por políticas públicas de prevenção e tratamento ao Câncer de Mama.

O Outubro Rosa é um grito de alerta às mulheres que trazem na pele “as marcas”, estigmas do patriarcalismo, “obrigação” de ser esposa, mãe, cuidadora, trabalhadora exemplar, estilosa, bem arrumada, perfumada e sempre de salto alto, sorridente e à disposição. Numa sociedade que legitima a tripla jornada de trabalho, romantiza a maternidade e o sucesso profissional da mulher, não sobra a nós muito tempo para o auto cuidado, para parar por alguns minutos diante do espelho e tocar o próprio corpo, apalpar os seios fazer o auto exame das mamas. (Que pode salvar-nos a vida)

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde! 

A canção Maria, Maria, obra prima composta por Fernando Brant e Milton Nascimento, imortalizada na voz de Elis Regina nos possibilita parafrasear o cotidiano de tantas “Marias” que enfrentam seus desafios e que muitas vezes, riem quando devem chorar, misturando a dor e a alegria, porque sabem que merecem viver e amar...” Sororidade para com as manas que lutam contra o Câncer, empatia é o que esperamos dos homens, que sejam parceiros no cuidado do lar, dos filhos, das companheiras de trabalho, camaradas de luta. Não precisamos de homens que “ajudam” no serviço que julgam ser nosso, precisamos de homens que façam “sua parte” no serviço que é de ambos.

Lutar pela garantia do atendimento preventivo e ao tratamento gratuito pelo SUS é dever de todas, todos e todes.

Vamos nos tocar  “é preciso ter manha/ É preciso ter graça/ É preciso ter sonho sempre/ Quem traz na pele essa marca/ Possui a estranha mania / De ter fé na vida "

Maria, Maria: https://youtu.be/r1bBD4f3MTc

https://femama.org.br/site/outubro-rosa-2023/?gclid=CjwKCAjwseSoBhBXEiwA9iZtxt75UoNw129YnffsjBM65BqlghG_1lO4vR_axfY5JudC_a-i1QuFxhoCIDYQAvD_BwE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!