Hoje: Sigo "Estrelas que brilham em tempos sombrios".

Hoje acordei (quase sem ter dormido) 
Com um pensamento (não que em outros dias eu não pense) 
Acho que sonhei (ou tive um pesadelo) com o tempo.
Me vi inerte deitada de bruços diante do espelho (espelho de narciso)
Encantada (quis permanecer dormindo)
Espantada (me debati na cama, meio acordada)
Este estado em que me encontro agora (talvez Freud possa explicar)
Sonho acordada
Adormecida me sinto asfixiando pela realidade
Estudo Freud (a interpretação dos sonhos)

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”.

Diabete descompensada; pressão alta; fobias; neurose; histeria... ?
Recusa em ser paciente (acometida pelo "mal do Século" )*

Respiro**
Pausadamente. (E não no peito, por favor.)
"Ponha o ar lá para baixo das costelas, sinta a barriga ir para fora e depois para dentro sem estufar o peito."
Repito...

Sigo o árduo porfiar desafiando o tempo
Sigo rumo à Utopia (Sem me fatigar por estar um passo atrás)
Olho para o passado (sem pesar, com gratidão)
Me deixo guiar por "Estrelas que brilham em tempos sombrios"***

"Não tenho dúvidas de que olhar para o passado, ou melhor, para o próprio passado, exige muita coragem e ousadia. Afinal, trata-se de avaliar as escolhas pessoais, de examinar as decisões realizadas ou deixadas de lado, de colocar na balança os acertos e erros, de procurar entender os próprios dilemas, conflitos, impasses, definições e atitudes. Trata-se, de algum modo, de um acerto de contas consigo mesmo e, então, não se admitem desculpas simples, frágeis ou banais. É um olhar -se no espelho, de preferência, a partir de uma relação de transparência: sem máscaras, franca e verdadeira que, aliás, se estabelece no momento presente." (GEBARA, 2021)

Convite aquel@s que como eu (independente da idade cronológica) encontram-se as voltas com dilemas existenciais. A leitura de um bom livro (como este de Gebara) pode nos fornecer chaves para "nossas caixas de Pandora". (Só precisamos ter coragem para usa-las).

*A ansiedade é uma reação natural do corpo, desencadeada em momentos de tensão ou estresse. Essa reação caracteriza-se por sintomas cognitivos e físicos, dentre eles o medo, estado de alerta e fuga, respiração acelerada, pelos ouriçados, taquicardia e suor. https://psiquiatriapaulista.com.br/ansiedade-tudo-sobre-o-novo-mal-do-seculo/

**https://blog.shopfisio.com.br/como-respirar-corretamente/

*** A VELHICE QUE EU HABITO, GEBARA, IVONE,  CLARABOIA EDITORAhttps://zlivro.com.br/book/9r901wq1jor6/a-velhice-que-eu-habito

"Neste livro, Ivone reflete sobre o seu agora: habitar a velhice, nas suas palavras, enquanto a lucidez ainda a habita. E o faz desenhando seu próprio traço: nomeando o envelhecer numa sociedade que não aceita e não cuida dos seus mais velhos. “O mundo capitalista inventou muitas atividades para idosos, mas nenhuma que preencha o vazio que se apossa de muitos de nós. O que é mesmo este vazio que poucos ousam enfrentar e partilhar?” 













  
Lúcia Peixoto
Filósofa, Professora de Filosofia,
Poeta, Artesã, Bacharel em Ciências da Religião,
Licenciada e Pós Graduada em Filosofia,
Cursando Formação Pedagógica em História

Siga nas redes sociais:
Twitter: @lluciafilosofa
Instagram @profa.luciapeixoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!