Domingo: Bora filosofar poetizando! (às Rosas)


Domingo...

Dia que dedico a mim mesma...Minhas idiossincrasia, reticências e "as craseados"
À família...
À casa...
Às louças da pia...
À macarronada
À inercia no sofá da sala...
À literatura...
À poesia...
À Vida'rte


Escrever em verso e prosa, sem métrica, sem rimas, é um costume que cultivo no dia-a-dia, há quem diz "escrita vulgar sem valor literário", há quem, no entanto, (a opinião que a mim importa) reconhece valor nas reflexões e devaneios poéticos, filosóficos que gesto.

Muito além de alimentar o ego, escrevo a fim de encantar, espantar e até incomodar aos que não se movimentam julgando-se livres em suas cavernas povoadas das sombras que como migalhas os opressores lhes concedem.

Vou parafraseando as imortais, as Rosas... com mais frequência faço reverência à de Luxemburgo*, acreditando que em "meio as trevas é possível sorrir e seguir em frente apesar das correntes". Inspirada em Parks** anseio ser "lembrada pelo desejo de ser livre para que outros também possam se libertar".

Nessa utopia de liberdade (Sou Rosa)
Vou sorrindo como a Sandra Rosa Madalena (aquela do Magal)
Me sentando onde eu quiser como a Rosa Parks
Me movimentando e quebro correntes como Rosa de Luxemburgo
Desejando guiar navegantes como a Rosa dos ventos
Protestando contra guerras como Rosa de Hiroshima!
Sendo Rosa...
Encantando com minhas cores varias
Inebriado com meus perfumes
Involuntariamente ferindo com meus espinhos!


* Rosa Luxemburgo, "No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo."
"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem." - https://www.marxists.org/portugues/luxemburgo/index.htm

** Rosa Parks: “Gostaria de ser lembrada como uma pessoa que queria ser livre, para que os outros também fossem livres”.
“Cada pessoa deve viver sua vida como exemplo para os outros.” - https://www.preparaenem.com/historia/rosa-parks.htm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!