Minha Paixão por Cristo: Reflexão para não se iludir com "O Falso Messias"



Paixão...

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre, paixão é um termo, um sentimento, muito forte de atração por uma pessoa, objeto ou tema.

Segundo a psicologia paixão é a manifestação de um fenômeno de projeção, ou seja, quando projetamos em pessoas ou coisas nossas próprias idealizações.

Numa perspectiva "moralista" pode-se caracterizar a paixão como sendo uma inclinação tornada de tal modo predominante que chega a quebrar o equilíbrio da vida psicológica.

Segundo "Eu mesma" paixão é sinônimo de paradoxo "movimento impetuoso que produz em mim passividade". 

Minha Paixão por Cristo (Messias/Ungido) Aquele que foi capaz de amar a humanidade com tamanha paixão que deixou-se prender, torturar e matar. Me impele para além da racionalidade filosófica cartesiana, transcende a temporalidade fenomenológica, rompe a inercia numa ação (dele: O Cristo sobre mim). É quase uma imersão no sentindo místico "teresiano" * Uma amizade que gera semelhança, inspiração, ação transformadora, que me remete ao amor e ao dialogo freireano.** "Se eu não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo as pessoas, não posso entrar em diálogo." não posso dizer que amo a Cristo.

Nesta Sexta-feira Santa declaro minha paixão, minha prece de reflexão de fé, na esperança de ser farol!

Não se engane; não se deixe iludir; é preciso procurar o Cristo e encontrá-lo onde Ele verdadeiramente estiver. (Lc 21,5-11). 





"Em Marx eu encontrei uma certa fundamentação objetiva pra continuar camarada de Cristo." Paulo Freire

Este video, é uma entrevista de Paulo Freire, provocando uma reflexão sobre as exigências necessárias para a construção de uma sociedade melhor. O Educador fala sobre as suas experiências com os camponeses, sua admiração por Marx, Cristo e o MST














Lúcia Peixoto
Filósofa, Professora de Filosofia, 
Poeta, Artesã, Bacharel em Ciências da Religião,
Licenciada e Pós Graduada em Filosofia,
Cursando Formação Pedagógica em História

Siga nas redes sociais:
Twitter: @lluciafilosofa
Instagram @profa.luciapeixoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!