Cafeomancia* à brasileira: Feriado de 9 de julho ("Revolução Constitucionalista"?)

"Bem sabemos que a memória histórica é construída pela posteridade, visando a justificar com exemplos do passado os projetos e as aspirações do presente."
Francisco Quartim de Moraes**

O "paradoxal feriado de 9 de julho" (Não que eu se tenha muito a comemorar) por ser feriado me convidou a pular cedo da cama, para prosear com minha "borra de café". Recorrendo a uma licença poética, intitulo a prosa "Cafeomancia à brasileira".

A "abstração" que se desenhou no coador de café me revelou que sobre a data que hoje se comemora no Estado de São Paulo, por força de lei, *** há muitas incógnitas desafiando o olhar historiográfico de quem quer saber qual é de fato o seu lugar na história.
          
Assim do meu jeito (desajeitado, descabelado) Faço selfie, tiro foto, pesquiso na internet (obelisco do Ibirapuera****)  e deito a prosa parafraseando a poética drummondiana. "A vida necessita de pausas". (Para recordar o que se viveu/imaginou)

Quando nasci, um anjo negro, Dona Milu parteira
Dessas que trazem crianças à luz
Disse: Vai, Luça, gritar pro mundo sua bravesa!

Minha vó Lídia que contava
Enquanto eu menina espiava
O vermelho das brasas que ardia no fogão de lenha

Meu pai, João, vô Antônio, tias e tios
Nem bem nascia o sol, sorvendo o cheiro do café
Se preparavam para a labuta

Eu colhia uma frase aqui
Um desabafo acolá
Um tio menino a recitar...

"Mundo, mundo, vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução..."


Tu te chama Getúlio, se orgulha que é nome de presidente
Ele valorizou o café, pós fim aos constitucionalistas paulistas
Tu piá, ainda tem muito que derriçar! (E gargalhava o meu avô)*****

Do que vovô ria, eu como o tio Miguel, não entendia...
São essas e tantas outras outras reticências que me chamam atenção para o retrovisor da história. Rever os anos 30, Getúlio Vargas, o Café com Leite e a chamada Revolução Constitucionalista.

Bora aproveitar o feriado e viajar...

Indicação de leitura:
1932 A história invertidahttps://www.livrariaanita.com.br/1932-a-historia-invertida/p


* A cafeomancia, chamada popularmente de leitura da borra de café, é um oráculo usado para adivinhar o futuro de acordo com os desenhos que aparecem no pires e na xícara de café depois de bebê-lo.

** MORAES, Francisco Quartim de. 1932: a história invertida. São Paulo: Anita Garibaldi, 2018.

*** o Projeto de Lei n. 710/1995, que deu origem a Lei Estadual n. 9.497, de 05.03.1997, instituindo o dia 9 de julho como feriado civil do Estado.

**** https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/monumentos/obelisco-mausoleu-aos-herois-de-32/
***** Risada de migrante pernambucano, agricultor no Noroeste paranaense.

Para saber mais: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/06/dia-9-de-julho-e-feriado-em-sao-paulo-confira-a-historia-da-data







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!