Quando abro um livro de poemas: Ensina-me a viver!

Ensina-me a viver*
Quando abro um livro de poemas
não quero saber sobre a morte,
quero aprender a ressuscitar.
Pouco me importa como se penteia o cabelo,
estou de olho no furacão
de como o vento faz pra despentear.
Quando se lê poesia
ouve-se a voz do poeta:
"Ensina-me a viver que te ensino a sonhar."
Sérgio Vaz

Quando abro um livro de poemas
(Flores da batalha de Sérgio Vaz)
Aprendo um pouco mais sobre viver
Poetizar
Sonhar
Realizar a poesia sonhada
Parafrasear a arte do poeta
Expirando as flores plantadas nas batalhas
Colho as sementes
Para replantar
Nas terras já aradas!

 

*Flores da batalha, novo livro de Sergio Vaz da Global Editora, com apresentação de Emicida, é uma obra que fala sobre o coletivo - a luta coletiva do homem e da mulher preta, da galera que pega ônibus 5:30 da manhã todo dia para trabalhar, das pessoas que sonham e lutam todos os dias pelos seus ideais, mesmo que sejam negligenciadas pelo sistema. Atualmente, não existe ninguém melhor para abordar esses temas na literatura contemporânea do que Vaz, também criador da Cooperifa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!