Parabéns: À mestra com carinho!

Parabéns ao professorado que no dia-a-dia semeia esperança na certeza de colher um mundo melhor, justo, sorórico e fraterno.

Neste 15 de Outubro de 2022 fazemos memória dos ensinamentos de Antonieta de Barros, mulher de luta, filha de ex-escravos, que acreditava que a educação era o caminho para o futuro. Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira mulher negra a ser eleita no país, instituiu o marco para que os educadores passassem a ser vistos como importantes agentes de mudanças na sociedade.*

Pela Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, Antonieta criou o Dia do Professor e o feriado escolar em Santa Catarina. Vinte anos depois, em outubro de 1963, o então presidente João Goulart tornou a lei nacional.


 "Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar à força insuperável da Fé”.


Nossa gratidão a quem  antes de nós pavimentou a estrada com pó de giz , a quem como nós desenha a tinta e aos que virão com  lousas digitais. 



Lúcia Peixoto
Filósofa, Professora de Filosofia, 
Poeta, Artesã, Bacharel em Ciências da Religião,
Licenciada e Pós Graduada em Filosofia,
Cursando Formação Pedagógica em História

Siga nas redes sociais:
Twitter: @lluciafilosofa
Instagram @profa.luciapeixoto





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!