Maturidade: Ninho vazio!


Sábado à noite...
Assistir a Novela...
Praticar crocheterapia...
Procurar um namorado...
Filosofar poetizando!?

Maturidade no sentido literal de dicionário trata-se do "estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida."

Num sentido poético filosófico ouso afirmar que maturidade é um estado de contemplação, um desaprender a "condição de plenitude". Ir além da compreensão do senso comum, admitir que o muito que a vida nos ensinou é pouco diante do mistério da morte.

Maturidade não é questão cronológica, visto que meu avó Antônio creio que já passava dos 80 quando embarcou para os Elíseos Campos com aquele sorriso de menino maroto...  Ah aquele sorriso! Só me lembro de tê-lo visto se pagar uma vez, tinha eu lá pelos 8 anos (Que saudades que tenho) estava a choramingar por um motivo qualquer, acho que minha avó Lídia se recusara a fritar as batatas alegando que cozidas eram mais saudáveis. Fiz bico:

___ Não vou comer essas batatas! prefiro morrer de fome!
___ haraaaa menina velha! Você é nova demais pra falar em morte e velha demais pra fazer birra!

Aquela "bronca" foi talvez o primeiro dos muitos paradoxos que venho colecionando nesse "hiato vidaXmorte" em que existo: Ser uma menina velha ou uma velha menina?

A autora desse "escrito" (talvez excerto de um livro vindouro) sentou-se diante do teclado, menina birrenta, cinquentenária, sozinha no ninho, nostálgica a contemplar a gaiola aberta. Pensou ela/eu (Gosto de me ver na terceira pessoa)

___ Tenha maturidade!

Ela por certo me aconselhava a ter uma atitude adulta diante da autonomia dos meus filhos, que alçam seus próprios voos. Eu então me sorri

___ Ainda bem que comprei paçoquinha deit, vou comer todas elas!

Comi (eram apenas duas bem pequenas), não sei porquê, tinham gosto de batatas fritas.
Conclui: Maturidade é um bom tema para uma dissertação filosófica ou simples aforismos.

"A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança." Nietzsche

Bora Jogar!







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!