Filosofando: inveja da vidinha do meu gato!

Neste 16 de agosto dia do filósofo (e da filósofa, por insistência nossa) enquanto revisito O Mundo de Sofia, hora lendo, hora ouvindo* (uma artimanha para conciliar o labor artesanal das mãos que tecem os finos fios de lã e a mente que tece os pensamentos.) Me permito breves e longas pausas, para matutar, verificar as redes sociais, cuidar dos afazeres domésticos, tomar os remédios (lembrando que estou de licença médica) fazer exercícios (perder peso, eliminar peso... deixar de ser pesada)

Ah que inveja que tenho da vida do gato Sasá!

Ele deita-se onde quer (Agora está entre os livros, o computador, o celular e eu.


Dormindo!!!



Que diferença faz para a "vidinha" dele se hoje é 16 de agosto, dia do filósofo? Se incomoda a mim e muitas outras e outros que a história tenha negado a nós mulheres o lugar de filósofas? Perderia ele o sono ou a fome soubesse do trágico destino de Hipácia de Alexandria** ou de Rosa de Luxemburgo*** ou de tantas outras, anônimas ou mal reconhecidas?

Quando faço um movimento mais brusco ele se remexe, as vezes rosna e volta a dormir... me encolho quietinha enternecida como quando meus filhotes pequenos dormiam.

Deixemos que durmam os gatos, afinal deram sorte de terem nascido gatos e eu sorte por não tê-lo, assim posso alimenta-lo, afaga-lo e filosofar sobre minha consciência da sua existência não consciente.

"A filosofia é a forma mais elevada da razão, pois na filosofia o espírito reflete sobre o seu papel na história. Só na filosofia é que o espírito se encontra a si mesmo. Deste ponto de vista, poderíamos dizer que a filosofia é o espelho do espírito." Jostein Gaarder

Abraço filosófico aos espíritos pensantes!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!