A Servidão Voluntária: Adoradores de mito (De La Boétie ao "Bolsoverso")

O DISCURSO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA escrito pelo Jovem humanista francês, Étienne de La Boétie, no século XVI, por volta de 1546 e 1555, é sem dúvida um opúsculo demasiado libertário e atualíssimo, podendo ser parafraseado por qualquer jovem do século XXI. (Qualquer que se dispor à rebelar-se contra o consenso das massas, contra a crença em messias e multiversos de heróis/vingadores).

"Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de pessoas a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só, e cujas qualidades não deveriam prezar porque os trata desumana e cruelmente." (LA BOÉTIE)*

O Mesmo espanto doloroso que motivou o jovem Étienne na França monárquica do século XVI, me toma diante do desgoverno do Brasil do século XXI, tamanha a falácia do discurso presidencial (sexta-feira (10/06/22) na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos.**  Pintado em tons verdes amarelados o presidente apresenta  um país inexistente "utopia/bolsoverso" do Brasil real.

"Somos um dos países que mais preservam o meio ambiente e suas florestas..."
"Neste ano em que o Brasil comemora duzentos anos de independência, afirmamos que temos um governo que acredita em Deus, respeita os seus militares, é favorável a vida desde a sua concepção, defende a família e deve lealdade ao seu povo... No Brasil já se entende que a liberdade é um bem maior que a própria vida, pois um homem ou mulher sem liberdade não tem vida... " (BOLSONARO)

Que pais é este???***

No mundo real cerca de 10,3 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome, a Amazônia está sendo devastada por um poder paralelo, por facções criminosas do garimpo ilegal, de madeireiras e pelo agro negócio, populações indígenas são dizimadas, estupradas e assassinadas.
Enquanto Dom Phillips, e Bruno Araújo são martirizados na região do Vale do Javari. O Presidente finge rezar "Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida."

Para quem de fato quer ver  "além das palavras benditas" recomendo a leitura de La Boétie. 


A servidão voluntária da qual trata a obra O Discurso da servidão voluntária não é a opressão pela força, mas é o desejo de servir os superiores para ser servido pelos inferiores. La Boétie revela a face obscura da tirania, ou seja, os mecanismos pelos quais a realidade mostra-se à consciência, sistematicamente mascarada. A astúcia de todos os tiranos consiste em gerir a dominação à economia da força, sendo que a história testemunha que eles não deixaram de ter nem imaginação, nem audácia, além de prestigiados suportes. A legitimação da tirania passa pela linguagem, isto é, ocorre a atribuição de títulos e nomes ao tirano. (Rei, Messias, Mito, Salvador da Pátria, etc.)

"Só os covardes e os preguiçosos não sabem suportar o mal nem recuperar o bem. Limitam-se a desejá-lo e a energia de sua pretensão lhes é tirada por sua própria covardia" Etienne de La Boétie



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!