"Meu Dom Quixote"!

Passeando pela minha linha do tempo do facebook esbarrei na Revista Prosa, Verso e Arte "Traços e versos de Portinari e Drummond sobre a obra “Dom Quixote” de Cervantes". * Como quem encontra um "velho amigo sentando à sombra de uma árvore à beira da estrada, afofei a grama e sentei-me ao lado do Cavalheiro errante...

Ele me falou das saudades que sentia de sua Dulcineia
Eu quase não falei, ouvi, e sonhei...

Me sentindo Dulcineia
Condenada a solidão
Do meu castelo de areia
Da janela da torre
Pude ver meu amado
Lançar-se contra moinhos de vento...
Seguir a estrada...
Rumo a Utopia
Quisera eu trocar de lugar
Ser Sancho para seguir-lhe os  passos...

 
XIV – NO VERDE PRADO
– Gentil caçadora
que a nós nos caçastes,
esse é cavaleiro
dos Leões chamado;
eu, seu escudeiro
ante vós prostrado
Formosa Duquesa
qual prêmio e consolo
de nossas andanças
malaventuradas
dai-vos vosso riso
Dama resplendente,
Duque excelentíssimo,
que vosso castelo
seja paraíso
de grades franqueadas
a dois vagamundos.
A troco de cama,
candeia e pernil,
juramos prestar-nos
a vossos debiques
de gaios fidalgos
a falcoar a vida
qual jogo inocente
de ferir e rir. Seremos jograis
e bobos da corte
mantendo aparência
de heróis romanescos,
e ao vos divertir
a poder de estórias
passadas na mente
de meu amo gira,
nós nos divertimos
com vossa malícia
rimos de vos rirdes,
ou eu pelo menos
que por ser sabido
– sábio de ignorar
O fumo dos sonhos –
rio pelos dois
(Nada disso eu digo
mas no fundo eu penso.)
– Carlos Drummond de Andrade

Obra em PDF: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000014.pdf


Resumo:
"A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária. Consegue também um escudeiro, Sancho Pança, que resolve acompanhá-lo, acreditando que será recompensado.

Quixote mistura fantasia e realidade, se comportando como se estivesse em um romance de cavalaria e transformando obstáculos banais (como moinhos de vento ou ovelhas) em gigantes e exércitos de inimigos..." completo em https://www.culturagenial.com/livro-dom-quixote-de-miguel-de-cervantes/

No espaço entre o ontem e hoje... sigo a marcha com Dom Quixote de La Mancha!

https://www.youtube.com/watch?v=OLSvH20MQXw
#audiolivro
#domquixote
#profaluciapeixoto







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!