REFLEXÃO FILOSOFICA - Albino

REFLEXÃO FILOSÓFICA - OMISSÃO NAS ELEIÇÕES 2016


Iniciaremos nossa Reflexão com uma frase  do Filosofo Platão que  já ensinava no século IV antes de Cristo que toda Omissão será Castigada, visto que, “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.

Nas Eleições Municipais de 2016 verificou-se em todo o Brasil um número muito alto de pessoas que optaram por não participar do processo eleitoral, se abstendo (não comparecendo para votar), Votando Nulo (Digitando um numero invalido) ou votando em Branco.

ELEITORES DE CAIEIRAS:
12.022 Omissos/abstenção 18,35
7.456 Omissos/Nulos 13,94%
3.778 Omissos/Brancos 7,06%
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/resultados-eleicoes-2016

PARA REFLETIR: Poema O Analfabeto Político 
O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht

ATIVIDADEFaça uma analogia entre a frase de Platão, o Poema de Brecht e o resultado das eleições em 2016. (Artigo de Opinião)




Postar Atividade no grupo fechado do facebook  ou email luciamtpeixoto@gmail.com






Contribuição para a Reflexão: Café Filosófico cpfl especial com Luiz Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal
https://youtu.be/4Uk1T9ZswUw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!