13 de Maio dia de celebrar a Luta e a Resistência do povo escravizado
"O racismo estrutural mira corpos não brancos, o cultural tem como alvo nosso imaginário. é ali ode ele tenta te derrubar antes mesmo que você suba no ringue." Emicida
Disponível para empréstimo na Sala de Leitura
Resenha: RASTROS DE RESISTÊNCIA: Histórias de luta e liberdade do povo negro
Resistência é a palavra que melhor define o processo histórico que culminou com a Assinatura da Lei Áurea*, assinada em 13 de maio de 1888.
Neste livro, Ale Santos resgata o passado de grandes reinos que tiveram sua história apagada ou silenciada ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo."É muita engenhosidade ou desonestidade dizer que a escravidão desenvolvida por séculos no Brasil, acabou graças a uma única escrita pela Lei Áurea. A abolição foi um processo longo, cheio de figuras importantes como Luis Gama, Dragão do Mar e com a participação de Isabel.
O problema de enaltecer, exclusivamente, a Isabel é que invisibiliza todos os outros como o André Rebouças, responsável por sensibilizar a monarquia a causa abolicionista desenvolvida por Joaquim Nabuco.
Elevar a Isabel a um posto que não existe, de "salvadora", esconde histórias como de Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista que denunciava a escravidão e encobre o fato de que a maior parte dos já eram livres graças a alforrias ou revoltas nos dados.
Após a abolição de todos os abolicionistas negros foram perseguidos, José do Patrocínio que deveria alcançar o status máximo na sociedade, foi espancado. As elites brasileiras se preparavam para um novo projeto de hierarquia social baseado em racismo científico*."
Referências:
*Lei Áurea: A Lei Áurea Assinada pela princesa Isabel, determinou a abolição da escravatura no Brasil e foi sancionada em 13 de maio de 1888. Ela foi resultado de um projeto que tramitou rapidamente, estabelecendo a abolição da escravatura e garantindo a libertação de mais de 700 mil escravizados no Brasil. Os então donos de escravos não receberam nenhuma indenização.
Essa lei foi resultado da pressão exercida pelo movimento abolicionista, na década de 1880, que atuava de diversas formas. A população brasileira abraçou a causa abolicionista e os escravizados lutaram arduamente, rebelando-se contra a escravidão. Os libertos não receberam nenhuma assistência do governo após essa lei.
https://www.geledes.org.br/lei-aurea-o-final-de-uma-luta-que-comecou-bem-antes-de-1888/
**Racismo científico: Também chamado de racismo biológico, o racismo científico é um conjunto de teses desenvolvidos no século XVII que consistem na noção, praticada por pessoas racistas, de que exista uma raça superior e outra inferior
https://www.geledes.org.br/o-racismo-cientifico-falsa-medida-homem/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw9IayBhBJEiwAVuc3fhCEBFcycI_YYXgtWyjrZv3enHln279FQvtVhma-A58KyeUnT3wVIhoCXFkQAvD_BwE
Comentários
Postar um comentário