20 de abril de 2023: Dia de Esperançar!



“Movo-me na esperança enquanto luto e se luto com esperança, espero”
Paulo Freire.

Bora lá colher o melhor deste dia
20 de abril de 2023
Que seja apenas "mais um dia" de semeadura
De esperança Freireana
De separar o joio do trigo
O gado de rebanho
Da gente que clama
A fome de Justiça
Da ganância de poder
A liberdade de expressão
Dos berros da opressão
O falso Messias e seus seguidores insanos
Do povo, nativo, aquilombado, brasileiro!
Os pequenos que só esperam
Dos grandes que esperançam
Porque a vida "é curta para ser pequena"!

"A vida é de fato muito curta para ser pequena. O que é mesmo cidadania plena? É uma vida que coletivamente não apequene a própria vida. Ou seja, é necessário que você e eu construamos, juntos, o inédito viável.

Segundo o grande pensador da educação, Paulo Freire, é preciso ter esperança para chegar ao inédito viável e ao sonho. Cuidado! Há pessoas que têm esperança do verbo “esperar”. Esse grande educador e filósofo falava da esperança do verbo “esperançar”. Esperar é: “Ah, eu espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva”. Esperançar é ir atrás, é não desistir. Esperançar é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar.

Quando eu coloco água em um copo, ela se conforma ao recipiente e está aprisionada nele. É preciso que você e eu sejamos capazes de transbordar. A esperança permite que você transborde, isto é, vá além da borda.

A ambição, diferentemente da ganância, faz com que você e eu não nos conformemos."  Mario Sergio Cortella 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!