Cecília Meireles: capítulo em destaque para o TCC "O paradigma da complexidade e a educação no Brasil do século XXI"

"Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender."

Em preparo ao Trabalho de Conclusão do Curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA debruço-me sobre o compêndio  Cecília Meireles por Yolanda Lôbo (2010) tento, sem sucesso desvencilhar a "devoção poética" a fim de empregar aqui o olhar historiográfico sobre a imensa contribuição de Cecilia Meireles para a educação brasileira. 

"Conhecida autora de vários gêneros literários – poesia, prosa, conto e crônica –, Cecília Meireles desenvolveu intensa e marcante atividade como educadora, sendo entretanto este segmento de sua vida pouco conhecido por grande parte dos brasileiros."

Quando da elaboração do primeiro esboço do meu TCC "O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL DO SECULO XXI"  também eu desconhecia a prestimosa contribuição à educação brasileira da educadora Cecília Meireles, sua dedicação enquanto educadora e pioneira no movimento por uma educação leiga, pública e gratuita. A voz feminina que na década de 1930, destacou-se com suas críticas e ideias voltadas à educação (numa época em que a voz da mulher era silenciada por muitos). Cecília Meireles dedicou-se a tarefa de pensar questões fundamentais aos educadores tendo como ponto de partida um trabalho de reflexão histórica sobre a escola e as suas implicações na sociedade. Buscou na educação, a mudança para a sociedade, na luta por direitos a todos em conjunto com outros intelectuais brasileiros. 

Car@s Seguidor@s do Farejador Filosófico, fica aqui o convite para me acompanhar na árdua, porém, prazerosa labuta. 

Cecília Meireles Autor: Yolanda Lôbo Instituição: MEC Ano: 2021 – 1ª Edição Nº de Páginas: 158 ISBN: 978-85-7019-476-3 Tipo: Livro Digital Formato:


Lúcia Peixoto
Filósofa, Professora de Filosofia,
Poeta, Artesã, Bacharel em Ciências da Religião,
Licenciada e Pós Graduada em Filosofia,
Cursando Formação Pedagógica em História

Siga nas redes sociais:
Twitter: @lluciafilosofa
Facebook: 


Comentários

Postagens mais visitadas