Sobre o Dia Mundial da Filosofia!


Sobre o dia Mundial da Filosofia, alguns dizem ser hoje, 15 de Novembro feriado no Brasil em "comemoração" ao dia da Proclamação da República". (Muito há que se refletir sobre a data, porém deixo a reflexão por conta d@s historiador@s) com o objetivo de focar na Filosofia. Agradeço e retribuo as felicitações, afinal como bem dizia Gramsci "Somos tod@s Filosofóf@s"! 


Segundo a UNESCO o DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA será amanhã.
" Dia Mundial da Filosofia celebra-se a 16 novembro em 2017. Este Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida dos seres humanos e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento."

Aproveitemos então para refletir sobre o futuro da filosofia no Brasil, num momento em que o país sob a égide dos reacionários golpistas caminha para o mais profundo e obscuro abismo politico, econômico e cultural arrastando consigo a educação e o futuro das gerações vindouras.

Nós filósofas no sentindo gramsciano da palavra temos nos posicionado desde a primeira hora contrárias ao desmonte da Educação Pública patrocinado pelo golpe político que afastou a presidenta eleita outorgando ao seu vice a presidência da república. 
(ainda que pese as críticas e ressalvas ao governo de conciliação de classes da presidenta golpeada,"pelos seus próprios aliados". Continuaremos denunciado. Foi golpe!). Não aceitamos a Reforma do Ensino Médio que mais uma vez a exemplo dos governos ditadores do período militar querer banir às Disciplinas de Filosofia e Sociologia das nossas escolas alijando de forma aviltante toda a área das Ciência Humanas.

Nesta terceira quinta-feira dia 16 de novembro de 2017, vamos celebrar o Dia Mundial da Filosofia. Colocando a Filosofia no centro do desenvolvimento do pensamento crítico, corroborando o chamado da UNESCO no sentido de  os governos de todo o mundo incluírem o pensamento filosófico nos planos de estudo do ensino obrigatório e que não seja o Brasil o único a andar para trás.


https://www.diamundialdafilosofia.com.br/dia-mundial-da-filosofia

Lúcia Peixoto, Filósofa, professora de filosofia na Rede Pública do Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Provocações - Rubem Alves

Agosto: A gosto!