Projeto Imersão Literária "No caminho dos Sonhos": Um convite de Moacyr Scliar:

 "Justiça e liberdade são duas palavras muito bonitas. Mas todo mundo sabe (ou deveria saber) o quanto é difícil ser realmente justo e livre" Moacyr Scliar

Moacyr Scliar*, em  No caminho dos sonhos  nos apresenta o jovem e inquieto Marcelo. disposto a se retirar do seu mundo cotidiano, sentindo-se "farto de sua vida quadrada, certinha". afirma: 

"Não quero seguir os passos do meu pai e do meu avô... quero descobrir a mim mesmo, quero descobrir o país onde vivo." 

A pedido da mãe, Marcos o padrinho de Marcelo vai convida-lo a olhar pelo retrovisor da história, onde encontrara o avô e o pai jovens e como ele sedentos por justiça e liberdade. 

"Sua mãe pediu que eu lhe escrevesse. Sou seu padrinho; desde a morte de seu pai. me considero responsável por você. Sim, mas escrever o quê? Conselhos? Creio que você não precisa de conselhos... Então vou lhe contar a história de seu avô e de seu pai..."

Vamos embarcar com Marcelo nessa viagem e "revisitar partes das histórias da Europa e do Brasil" Boa Leitura!



Disponíveis para empréstimo na sala de leitura.



*Moacyr Scliar - Sétimo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima e recebido em 22 de outubro de 2003 pelo Acadêmico Carlos Nejar. Faleceu em 27 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 73 anos.

Moacyr Jaime Scliar nasceu a 23 de março de 1937, no hospital da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre (RS). Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904.

Sétimo ocupante da Cadeira nº 31, eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima e recebido em 22 de outubro de 2003 pelo Acadêmico Carlos Nejar. Faleceu em 27 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 73 anos.

Moacyr Jaime Scliar nasceu a 23 de março de 1937, no hospital da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre (RS). Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904.

Referência: https://www.academia.org.br/academicos/moacyr-scliar/biografia

“Cada leitor da obra do Scliar tem seu gênero preferido. Mas todos reconhecem nele, acima de tudo, seja na ficção, no ensaio ou na crônica, um estilo altamente humanista, que o torna dono de valores universais”.


Visite a Sala de Leitura
e siga nossas Redes Sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lispector: Tempo!

Palavras...

Selfie: Olhares