Novembro: Bora lá semear consciência, na esperança de construir um mundo mais justo, igualitário, sororico e fraterno!
"Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas."
Djamila Ribeiro
Outras indagações e polêmicas que surgem é: “se existe o dia da consciência negra, então por que não existe o dia da consciência branca?” Ou, outros argumentos como, “ isso é racismo dos próprios negros!”
A fim de responder todas essas indagações, sugerimos a leitura do Artigo de Felipe Silva Alves enviado para o Portal Geledés: este artigo se propõe a demonstrar três razões suficientes quanto à necessidade de ter um dia especifico para a consciência negra no Brasil.
A primeira razão será o argumento filosófico e conceitual, o segundo, o argumento histórico e o terceiro, o argumento contemporâneo.
A primeira palavra que chama a atenção é o termo CONSCIÊNCIA, pois, para o dicionário de filosofia Nicola Abbagnano, em resumo, consciência é a percepção e o conhecimento da realidade histórica e contemporânea ao qual o indivíduo está inserido.
Portanto, em sentido comum consciência é a evocação e o chamamento para não ser e não estar indiferente com o que acontece ao entorno da sua própria realidade.
No sentido jurídico do termo, consciência é não ser omisso frente a algo que está acontecendo de errado, mas de se indignar com o erro. A exemplo disso, na prática, tem-se a indignação das pessoas com a corrupção, a insatisfação com a saúde precária e tantos outros problemas que atingem a sociedade.
Do mesmo modo, a consciência negra não é a pregação da supremacia negra em detrimento aos brancos e vice e versa, mas um convite extremamente necessário para o entendimento e compreensão dos problemas e complexidades que a escravidão trouxe ao Brasil. Problemas estes que atingem a economia, o modo de produção, a mão de obra, a desigualdade e a formação de um povo como civilização e cultura.
Portanto, o dia da consciência negra é um convite e um chamamento para a reflexão do passado, do presente e a construção de ações afirmativas para o futuro como prospecção e construção de um povo civilizado.
Leia o artigo na Integra: https://www.geledes.org.br/20-de-novembro-tres-motivos-para-o-dia-da-consciencia-negra/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAire5BhCNARIsAM53K1gY773-MnD8-rQof0bajWTteTs83jUGD7qefTUbTFE6_JE9LQv5QDMaAhX7EALw_wcB
Para saber mais: Confira outras postagens do https://imersaoliterariaottoweiszflog.blogspot.com/
Visite a Sala de leitura e confira os títulos disponíveis
Siga na rede social:
Comentários
Postar um comentário