Em tempos de crise: Nietzsche "falava Zarastutra" e a Legião Urbana "cantava Índios"

Pensando cá com meus botões...
Mais um inverno chegou...
Com arzinho de outono...
Previsão de verão...
Vejo anúncio de crise
(Pela janelinha virtual)
Crise climática
Crise ética
Crise moral
Crise ideológica
Crise de paradigmas
Crise de ansiedade
Crise do sentido grego da palavra
Crise/mudança/evolução
Crise de Parmênides
(Imobilismo)
...
Meus botões Heráclitorianos
(Adeptos da dialética)
Vão cá tagarelando
Filosofando
Poetizando
Quebrando rimas
Falando-me coisas da vida
Que tal qual o fruto
Deve ser colhida
(No seu tempo)

Pergunto eu
Qual o tempo de colher a vida?

Os botões se calam
Eu silêncio
Abro a janela
Elevo uma prece
Um resmungado
Uma cantiga talvez
Nostalgia
Saudades doutros tempos
Doutras crises
Da Legião Urbana
Cantando Nietzsche
(Índios)*

Assim falou Zaratustra**

"Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente..."
(Renato Russo)

"Estou repleto de minha sabedoria, como a abelha que acumulou demasiado mel. Necessito de mãos que se estendam para mim. Eu devo descer, como tu, até aqueles a quem quero baixar..." (Nietzsche)

*Índios: Renato Russo https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/92/
** Friedrich NietzscheO mais famoso livro de Nietzsche conta relato das andanças, dos discursos e encontros inusitados do profeta Zaratustra, que deixa seu esconderijo nas montanhas para pregar aos homens um novo evangelho. https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13243.pdf  file:///C:/Users/Otto-Prof/Desktop/sala%20de%20leitura/assim_falou_zaratustra_-_friedrich_nietzsche.pdf



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selfie: Olhares

Agosto: A gosto!

Lispector: Tempo!